Oi, gente. Tudo bem?

O livro sobre o qual venho falar hoje é O Canto do Cisne da autora Bianca Sousa. Demorei super pra trazer essa resenha, considerando o dia em que o livro chegou, mas não foi por demorar lê-lo, na verdade; eu acabei lendo o livro sem marcar minhas passagens favoritas e me senti na obrigação de voltar algumas vezes para marcá-las para trazer uma resenha mais detalhada. 

Sinopse:

Elena vê sua vida virar de cabeça para baixo quando espetáculo e vida real se misturam. Nos palcos: ela interpreta a princesa Odette, de “O lago dos cisnes”, que, enfeitiçada, tem como sina se transformar em cisne todas as manhãs. Na vida real: tal como ocorre na história que protagoniza, torna-se vítima do mesmo feitiço, e agora precisará encontrar o tal do amor verdadeiro para findar a maldição, sob o risco de perder o papel do espetáculo – e a própria vida.










O livro nos conta a história de Elena, uma bailarina e atriz profissional que deseja, ansiosamente, conseguir um papel na adaptação da peça O Canto do Cisne que acontecerá em sua cidade. Logo nas páginas iniciais a autora nos dá pistas das principais características que permearão toda sua obra: a cumplicidade da amizade entre Elena e Lúcia e a paixão e entrega à arte vivida pela protagonista. Tudo isso está presente em toda a história junto à fantasia que acompanha a trama na busca por um amor verdadeiro capaz de libertar Elena de muito mais do que um feitiço.

A história começa com a apreensão da protagonista com relação à sua audição para concorrer ao papel principal da peça em sua conversa com a amiga Lúcia ao telefone que a apoia totalmente, diferente do que parece acontecer em sua família. Em minha opinião esse trecho está aí para explicar o motivo de a família de Elena não aparecer realmente no livro (apenas em telefonemas) e de seu apoio vir quase que exclusivamente de Lúcia. Na audição Elena é escolhida, ao lado de Aline, que desde o início promete rivalidade, para interpretar o cisne branco enquanto Aline é designada para interpretar o cisne negro. Além da protagonista e antagonista a peça conta com Samuel como príncipe e com diretores conceituadíssimos como Angelique Moreau Milano, Ronald Roland e Manolo dirigindo o espetáculo. Não demora muito e Elena percebe a atração que surge, já nas primeiras danças, entre ela e o Samuel; este é descrito como dono de olhos "azul-safira hipnotizantes" e, logo de início, parece ficar confuso com relação ao que sente por Elena, alternando sua atenção entre ela e Aline antes mesmo da menção de qualquer feitiço. #SeligaSamuel!

O conflito que cerca o livro tem início a partir do confronto entre Elena e sua então rival (não só nos palcos) que se vê ameaçada pelo talento de Elena e se utiliza de sua posição privilegiada, como filha de um dos produtores da peça, para obter o que deseja. A linguagem utilizada no livro é bastante leve e, com exceção dos trechos em que a autora traz "visões" da história interpretada na peça, o enredo transcorre de maneira bastante linear. A obra é cheia de diálogos e se desenvolve em torno dos personagens que aparecem desde o início, sem a inserção incansável de nomes e personagens dispensáveis e mal trabalhados que encontramos em alguns livros. A protagonista é bem caracterizada e corresponde ao que se espera da idade da mesma sem, no entanto, limitar-se ao papel de vítima durante o tempo que é afetada pelo feitiço, mantendo sua personalidade e coragem. Samuel, a amiga Lúcia e o namorado desta compõe o grupo "do bem" que circula Elena e lutam para ajudá-la; talvez por isso são os que têm suas características mais marcadas, na minha opinião, com todo o merecimento. O núcleo que traz o conflito à história participa diretamente apenas em momentos pontuados e isso acaba mostrando a história de uma só perspectiva; uma pequena brecha que ao meu ver é contornada, pela autora, com a "liderança" de Lúcia em algumas cenas.

De maneira geral, como a premissa sugere, realidade e fantasia se confundem em O Canto do Cisne e Elena se vê presa à situações que nunca imaginou serem possíveis. O final da história é o que, verdadeiramente, quebra as expectativas do leitor que espera pelo fim clássico; a autora inova, principalmente, nesse ponto fazendo, como a própria Bianca caracteriza, da história um conto de fadas moderno.

Classificação:



Confira o Book Trailer do livro:


Compre o livro na loja da Bianca ou na Amazon

Compre com desconto na loja da Bianca utilizando o código: Cronica.



16 Comentários

  1. Aí que fofa a sua resenha. Gostei bastante do livro r do teu blog. Já te coloquei no meu reader aqui.

    Muito obrigada pela visita e espero te ver mais vezes. Prazer enorme em te conhecer!!!!

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila!
      Fico feliz que tenha gostado, obrigada!
      Prazer em te conhecer também! :)

      Um beijo!

      Excluir
  2. eu já estou louca por esse livro há muito tempo. Acabei de coloca-lo na lista de desejados da Amazon para não me esquecer!
    Gostei da sua resenha, lerei o livro e voltamos a nos falar depois, que tal?

    Beijos, Iza
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isa, pode ser sim!
      Lê aí e me conta o que achou, eu achei um livro muito fofo! :)

      Um beijo!

      Excluir
  3. Helloo, Adriana! Tudo bem?!
    Acho muito ótimo ler as suas resenhas, vejo tantos comentários mal construídos por aí, resenhas cheias de erros, e você foge a essa regra, trazendo uma resenha bem escrita e que trabalha os pontos do livro de forma eficiente.
    Bem, eu já tinha visto essa obra por aí e tinha gostado demais dessa capa e da proposta, apesar de me parecer um pouquinho clichê. Mas acredito que clichês bem trabalhados são bons e quem nunca teve um dia que desejou ler uma obra nessa linha?! Eu já quis muito ahaha. Anyway, sei que esse é um new adult e esse não é muito o meu gênero. Desejo muito sucesso a autora para todo o seu trabalho. Fiquei super curiosa com esse final que comentou.
    Beijin...
    http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alana. Tudo bem com você?
      Muito obrigada pelos elogios, rsrs.
      É uma história um pouco clássica mas numa pegada mais moderna, como eu falei a autora inova em muitos pontos, principalmente no final. De vez em quando é bom ler um livro com uma história mais leve pra distrair e alegrar um pouco, né?

      Se puder um dia se joga numa leitura do tipo, sou uma super defensora de novas leituras.

      Um beijo!

      Excluir
  4. Oi Adriana!
    Eu amo contos de fadas e estou louca pra ler o livro, principalmente porque raramente lemos releituras de O Lago dos Cisnes <3 e o que mais quero saber é se ela se transforma em cisne, haha, eu sei que é um conto de fadas moderno, mas nunca se sabe né? HAHA.
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani!
      A história original é tão maravilhosa que nos animamos a ler uma inspirada nela, né?
      Lê sim, não vou dar spoiler! ahahahaha

      Um beijo!

      Excluir
  5. Me apaixonei já! Estou fazendo uma lista de leitura e sua resenha acabou de adicionar "O Canto Do Cisne" lá!
    Blog Entretanto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jul. Tudo bem?
      Que bom que gostou, leia sim, é uma leitura leve e divertida.

      Um beijo!

      Excluir
  6. Gostei da resenha.A história parece ser bem próxima da realidade de qualquer bailarina ou atriz né.A vida dura e díficil que elas levam..gostei muito da resenha :)

    beeijão
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carolina. Tudo bem?
      A história fala um pouco das encenações e da rotina dos dançarinos mas o foco da história é mesmo a magia, o amor e, principalmente, a amizade!

      Um beijo!

      Excluir
  7. Eu não conhecia o livro, mas parece ser muito bom, gosto bastante desses finais diferentes!

    Beijos,

    http://sweetlikecaramel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nazaré. Tudo bem?
      O livro é muito bom mesmo e o final é surpreendente, se puder, dê uma lida :D

      Um beijo!

      Excluir
  8. Oi Adriana!
    Não conhecia o livro, mas gosto da ideia de conto de fadas moderno, pois gosto muito de conto de fadas.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bianca.
      É bem legal isso, né? E por ser uma adaptação fica ainda mais original pois une o clássico com o moderno :D

      Um beijo!

      Excluir

Ao final do comentário deixe o seu link, se tiver, teremos o maior prazer em retribuir a visita e o carinho ❤
P.S. Comentários genéricos não serão retribuídos.