Neste oitavo e último livro da cultuada saga do justiceiro – que inspirou a série de TV homônima –, a tensão e o suspense não dão descanso. Nem a morte.





O livro de hoje corresponde ao item 17 do Desafio Literário - Uma série/saga, ou um livro que finalize uma.Devo começar dizendo que eu sou viciada em Dexter, desde a primeira vez que eu vi o brilhante Michael C. Hall (aniversariante da última segunda) interpretando o peculiar psicopata com senso de justiça. Desde então, fiquei apaixonada por esse universo. Completei toda a coleção com o box de todas as temporadas, com os livros, HQ especial e mais almofada, caneca, camisas, coloquei a soundtrack como toques e notificações do celular e tudo mais. Então parem para pensar no tamanho da minha expectativa  para esse livro, já que o desfecho da série foi pura decepção.

Infelizmente, ao contrário do que Jeff Lindsay me prometeu no twitter, Dexter está Morto foi tão decepcionante quanto a série, principalmente porque esperávamos uma redenção. Apesar daquela forma única de nos mostrar a visão do psicopata, e a ironia, o humor ácido e egocentrismo de Dexter estarem presentes, a narrativa se mostra preguiçosa demais. Talvez quem não conheça a história inteira e só leia esse livro, não o ache tão ruim. Mas foi justamente isso que me incomodou: a sensação de que era só mais um livro e não o fim do melhor serial killer da ficção! (Opa, meu lado fã interferiu aqui.).

Dexter havia sido descaracterizado como foi no seriado de TV e também havia estragado sua relação com a irmã Deborah, outra personagem que conseguiram mudar para pior. Astor e Cody, os enteados tão importantes durante a saga, aqui foram meros figurantes. Mais uma vez culpo a expectativa alta pelo sentimento de decepção. Eu ansiava por cada página, imaginando que leria udo em um dia só e quando terminasse iria me acabar em lágrimas. Não aconteceu. Quando cheguei nos últimos parágrafos, tudo em que eu conseguia pensar era "É sério? É assim que a jornada do meu personagem favorito chega ao fim?". Coincidentemente ou não, foi o mesmo pensamento que tive no último episódio do seriado.


Mas se vocês me perguntarem se tantos anos de dedicação e fidelidade à Dexter valeram a pena, eu respondo que valeu cada segundo. E já estou preparada para sofrer de novo, seja revendo a série ou relendo os livro. Afinal, para mim, DEXTER NUNCA ESTARÁ MORTO.


40 Comentários

  1. Poxa, que pena que não superou suas expectativas. Muito triste quando isso acontece.

    Beijos,
    http://www.gemeasescritoras.com/

    ResponderExcluir
  2. Senti exatamente isso com o final da série. Não li os livros, apenas o primeiro, e vou passar longe desse último que todo mundo fala mal, mas senti uma tristeza no final da série sem tamanho.
    Dediquei anos da minha vida a ela e que decepção. Credo.
    Mas concordo com vc, valeu cada segundo, só mudaria os 4 últimos episódios :)

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, você me entende! Frustante, não? Da última temporada eu só salvaria os 6 primeiros episódios e mudaria o resto. Mas os 4 últimos que você falou seriam o suficiente para dar um final digno à série.

      Excluir
  3. Oi!
    Amo a série de TV, mas ainda não li nenhum dos livros porque também tenho receio de me decepcionar...rsrs

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tatiana!
      Apesar do fim ruim, é legal ler os livros, porque é um universo diferente da série depois do primeiro. Alguns personagens não existem nos dois, por exemplo!
      Beijo!

      Excluir
  4. Dear God, tu é mesmo fanática pela série kkkkkkk. É triste demais quando uma obra que adoramos perde seu vigor, e esse parece ser o caso de "Dexter está morto" para você. Mas entendo seu ponto quando diz que valeu cada segundo, eu nunca li a série nem vi na TV, na verdade nunca me interessei, mas isso se deve ao meu gosto literário. Uma pena que te decepcionou bem no fim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, logo no final.
      Já tinha começado a superar o fim do seriado, agora é a vez dos livros, haha! Beijo!

      Excluir
  5. Oi Lara!
    Puxa vida, tão ruim quando a gente se decepciona com uma leitura. E, pior ainda, quando a decepção é dupla, né?
    Eu não assisto e nunca li nenhum dos livros, mas conheço muita gente que ama e que também ficou decepcionado com o final. =/
    O importante é que valeu a pena, né?
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Neyla, foi chato mesmo!
      Mas valeu tanto a pena que volta e meia estou aqui, sofrendo tudo de novo! Beijos!

      Excluir
  6. Oi Adriana!
    Que legal este livro... é tão bacana para um fã sentir que a série não acabou ou em forma de livros ou filmes... eu gosto de acompanhar tudo...
    Ainda não tive oportunidade de assistir a esta serie... mas todos que conheço só falam bem...
    Que bom q valeu cada segundo para vc...

    Belas terapias / Fan page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Laila!
      Já li tantos finais alternativos feitos por fãs que acabei criando na minha mente o que seria perfeito para mim! Haha!
      Beijo!

      Excluir
  7. Acredita que nunca li nenhum livro dessa série, nem assisti o seriado, nadinha! Sério. Mas pelo que disse dele ser o melhor serial killer, fiquei com uma pontadinha de vontade de saber mais. Adorei sua resenha!

    Www.leitorasvorazes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lílian!
      Apesar de os livros serem ótimos, eu ainda prefiro a série. Acho que porque Michael C. Hall interpreta perfeitamente e faz a gente se apaixonar por Dexter. Então assim que puder, tire um tempinho para ver pelo menos uns dois episódios da série. Quem sabe você possa gostar também!
      Beijo!

      Excluir
  8. Olá, Lara, tudo bem?

    Caramba eu realmente não esperava por essa, acompanhei a serie ate a terceira temporada e não me lembro na verdade por que parei se assistir, por que gosto demais do Dexter do ator que o interpreta também! Mas fiquei surpresa ao sabe que tudo não ocorreu como você queria, você e uma verdadeira fã, e sei como e quando a gente se decepciona, mas como você mesma disse, ao menos todos os outros valeram a pena, na verdade passei por isso com sherlock holmes na morte dele, que horror ;(

    Beijinhos

    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem sim!
      Então você sabe como é! Então se você parou na terceira, não chegou a ver a que é considerada a melhor temporada de Dexter, que é a Quarta! Conselho? Volte a assistir assim que puder!

      Excluir
  9. Oi, Lara
    Nossa, que chato. Logo o último livro da série, hein? Imagino mesmo que suas expectativas estavam lá no alto.. =/
    Não conheço as obras do Jeff Lindsay e nunca assisti a série, então não entendo muito bem a sua frustração. Ainda mais sendo essa fã dedicada que você é (percebi pelo tanto de coisas do Dexter que você tem kkk). Mas, isso acontece mesmo.

    Beijo,
    João Victor - De cabeça para baixo | All pop stuff

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, João Victor, exatamente isso que eu pensei: logo no último livro da série?
      Mas como você disse, acontece. Não foi a primeira nem será a última saga a ter um final ruim.
      Beijo!

      Excluir
  10. Oiee ^^
    Sabe que eu nunca tive curiosidade de ler ou ver Dexter? Não sei por que, mas nunca bateu aquela vontade, sabe? É uma pena que o livro tenha te decepcionado, acho que já tinha visto outras resenhas dele antes, e pelo o que eu me lembro, a blogueira em questão também não curtiu muito, é uma pena :/
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Lara, poxa, imagino mesmo a decepção para uma mega fã como você, é muito ruim quando estamos com enormes expectativas e o livro não as supre. Eu não conhecia a série e nem os livros, mas você me deixou animada, mesmo com essa resenha onde você fala que o final é uma decepção rsrsrs se todos os outros valem a pena, porque se importar com o fim? ,, brincadeira, fã se importa mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz! Eu continuo indicando porque realmente vale a pena conhecer a historia! Infelizmente, nada é perfeito nessa vida!
      Beijo!

      Excluir
  12. Oi, Lara, tudo bem?
    Essa série realmente fez muito sucesso durante os anos de exibição e vi muitas pessoas se decepcionando com o desfecho, assim como você. Não é uma temática que me atraia de qualquer forma, mas é sempre chato saber que uma série, televisiva ou literatura, não cumpriu o desfecho almejado ou ao menos significativo em comparação aos volumes anteriores, mas, infelizmente, acontece. Felizmente, justos esses anteriores fazem tudo valer a pena, apesar de tudo, e é isso que importa, no fim das contas, ao menos. =)
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem e com você?
      Você entendeu tudo e resumiu perfeitamente!
      Beijos!

      Excluir
  13. Oi Lara, tudo bom?
    Eu nunca vi ou li Dexter mas é impossível eu não saber do que se trata, ja que é uma série com muitos fãs. É uma pena que o último livro tenha sido decepcionante assim como o último episódio, pra você que é uma fã declarada deve ter doído até fisicamente isso rs Mas que bom que você vai continuar amando o personagem e tal, é só ignorar essa última parte né? haha
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo sim!
      Nathalia, você acertou em cheio: doeu tambem fisicamente! HAHAHA
      E eu ignore mesmo!!!
      Beijos!

      Excluir
  14. Sempre tive curiosidade em ler os livros de Dexter, mas sempre adio, rs. Bem, uma pena que este último não tenha atendido suas expectativas, é ruim quando isso acontece, a gente vai esperando algo e surge alguma coisa diferente e a decepção aflora, uma pena mesmo, afinal, este poderia ter sido o fechamento de ouro de uma série de tanto sucesso. Espero parar de preguiça e finalmente conhecer os livros, o seriado não é bem a minha, mas quem sabe?

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi tudo bem?
    Lembro que quando essa série começou a ser publicada no Brasil eu comprei os dois primeiros livros assim que foram lançados, li e até gostei um pouco, mas não supriu minhas expectativas, acabei sorteando no blog. Diferente da série que assistia e adorava, mas sou muito relapsa com séries e acabei deixando de lado, sim, admito não devia fazer isso. HAHAH. Vi vários blogueiros em suas redes sociais mostrando o livro e a editora está de parabéns, fez um ótimo trabalho. Uma pena que o final não tenha sido do agrado, as expectativas como sempre causam a famosa decepção, comigo sempre acontece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem!
      Verdade Caroline, esse livro está fisicamente perfeito! O melhor de todos!
      Decepção </3

      Excluir
  16. OI!
    Eu abandonei Dexter na temporada que a namorada dele ganha o bebê, sei lá, começou a perder um pouco o foco, mas pretendo voltar a assistir, pra conferir esse final horrível que todos falam.
    Uma pena a série de llivros ter um final tão ruim quanto, deveria ser melhor né, pra agradar aqueles fãs que ficaram decepcionados com a série

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Sabrina! Esperava que o final fosse um consolo, mas...
      Conselho: volte a assistir a série!

      Excluir
  17. Oiii!

    Eu não li esse livro e nem iniciei a série mas eu confesso que não tenho curiosidade para a obra pq eu comecei a série e nossa, não curti não hahahaha. Não faz meeeesmo o meu estilo hahaha.
    Gostei de saber que valeu a pena acompanhar a série, e que o trabalho da editora foi muito bom! Fiquei feliz ! É sempre gratificante acompanhar um trabalho assim :D

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula, como faz para te mandar um pouquinho do meu amor por Dexter, so para você gostar também? Haha! Brincadeira! Gosto é mesmo muito pessoal!
      Valeu a pena, sim, é o que me consola :)

      Beijo!

      Excluir
  18. Eu não sou fã da série, mas imagino o quanto dever decepcionante mesmo você chegar no último livro da série e se deparar um desfeicho tão pobre!!
    Mas não se preocupe kkk ainda virar outras séries que te fará feliz kkkkk
    Sinceramente, Dexter pra mim é um sangrento sem graça kk não me julguem!

    Nathália Bastos// Biblioteca Lecture

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Dexter é uma série de tv que ainda espero assistir, já sobre os livros... sinceramente estoumem dúvida com relação à leitura, nem tanto pela qualidade dos livros mas mais por se tratar denuma série, já leio tantas que tô dando um break nessas leituras que tenham sequência.
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andy!
      Realmente pense bastante, porque voce teria que ler os 9 livros da série O.O
      Mas assista o seriado de TV!
      Beijos!

      Excluir
  20. Olá...olha eu tenho que confessar que pela primeira vez na minha vida estou seguindo uma série, antes tinha vontade de companhar mas nunca tirava um tempo. Agora eu escolhi Pretty Litte Liars. To gostando demais, sei que muitos acham boba, mas confesso que to adorando. E vou anotar essa série que você indicou do Dexter para assistir. Espero gostar.
    Bjs

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kelly!
      As vezes e tao bom ver uma série assim! Espero comecar a ver PLL um dia tambem!
      Beijos!

      Excluir

Ao final do comentário deixe o seu link, se tiver, teremos o maior prazer em retribuir a visita e o carinho ❤
P.S. Comentários genéricos não serão retribuídos.