Oi, gente. Tudo bem com vocês?


Hoje eu vim falar sobre um livro que eu mega esperei pra ler, fiz campanha no facebook e no twitter pra a autora acelerar o lançamento e só depois que eu fui saber que ela já tinha escrito junto com o primeiro. #MaldadeKaren
O livro é Reverso, a continuação da Duologia do Espelho. O primeiro livro, Inverso, eu já resenhei um tempo atrás por aqui e fiquei louca para ler a continuação no mesmo dia, mas ainda "não tinha sido escrita".
(Observação de novo pra comentar o tamanho da maldade da Karen que escreveu Inverso e Reverso juntos e demorou tempo demais para lançar o segundo, AHAHAHAHA, tô rindo mas foi sério, eu sofri durante esse tempo).
Vem ver!

Megan gostaria de ter deixado todos os seus medos do outro lado do espelho, presos com Megami e sua perigosa obsessão. Mas ela sabe que nada é tão fácil e, rápido demais, o espelho cobra seu preço também deste lado. Megan se vê dentro do seu maior pesadelo, um que conhece muito bem. E agora, além de lutar contra Megami, precisa fazer uma terrível escolha que definirá o seu futuro e o das pessoas ao seu redor.
Em meio a tantos segredos e dúvidas, Megan deve descobrir a verdade sobre Megami e, acima de tudo, sobre si mesma.
Reverso é a conclusão da história iniciada em Inverso, de Karen Alvares, a jornada de uma garota em busca de sua própria identidade. Para proteger quem mais ama, Megan enfrentará seus maiores temores e irá compreender seus sentimentos mais profundos. Mas será que ela é assim tão diferente da garota que a encara do outro lado do espelho?

Atenção: A resenha pode conter spoilers de Inverso (não grandes spoilers mas se você é do tipo que gosta de ser pegx totalmente de surpresa, melhor não ler ainda).

Esperei dois dias para, finalmente, escrever a resenha na tentativa de deixar os sentimentos se aquietarem. Sou dessas leitoras que se envolvem muito profundamente com a história e que sempre que se deparam com o ponto final se apegam à sensação de "não sei o que vou fazer da minha vida agora". Bom, eu já esperava ficar com essa sensação no final dessa duologia, afinal foi uma história que me marcou muito, mas é sempre esquisito quando acontece, não é? Vou tentar explicar um pouquinho do que acontece nesse livro que mexeu com a minha razão e me deixou ainda mais com medo de espelhos, AHAHAHAH.

O segundo livro da duologia continua a contar a história de Megan, uma jovem de 14 anos que, após perder a mãe por causa do câncer se viu obrigada a amadurecer mais rápido para cuidar de sua irmãzinha e de seu pai. Megan era uma garota extremamente normal até que descobriu que pode atravessar para um outro mundo, o mundo que existe do outro lado do espelho. O lado inverso da realidade apresenta para Megan tentações mas também perigos, lá sua mãe ainda está viva e saudável e isso a desmonta emocionalmente mas por outro lado todos a odeiam, ou melhor, odeiam a Megami. Megami, pra quem ainda não leu Inverso, é o reflexo de Megan. A garota que mora do outro lado do espelho e que, ao contrário de Megan, é popular na escola mas é extremamente grossa com a  família, principalmente com a irmãzinha Mina, o que faz com que a Mina do lado inverso do espelho também aja diferente com a irmã mais velha. 

Apesar de ter a mãe viva do seu lado do espelho Megami não desiste de tentar trocar de lado com Megan e para isso utiliza-se da mais baixa chantagem emocional. É só ao longo da narrativa é que vamos percebendo os motivos da garota para querer a vida da Megan, a gente conhece um pouco mais sobre a personalidade dela e seus motivos para imaginar que sua vida seria perfeita do lado da Megan do espelho. A gente consegue se aproximar mais da personagem e talvez até se sensibilizar com os seus problemas mas isso vocês vão ter que descobrir lendo...

As interações entre ambas as garotas ocorre mais entre diálogos no segundo livro, a luta para convencer Megan a trocar de mundo abala tanto a Megan que ela chega a considerar se não deve mesmo escolher o lado inverso e tentar consertar as relações complicadas com a mãe, o pai e a irmã ao invés de tentar continuar do seu lado onde a possibilidade de ter sua mãe de volta não existe.
No entanto, mesmo sabendo que teria a mãe de volta Megan se sente confusa por saber que teria que abandonar o que viveu do seu lado, as relações como são em seu mundo e as memórias que construiu ao longo da vida com as pessoas que ama. Será que ela conseguiria?


Aaah, vocês lembram do Daniel? O "melhor amigo-vizinho-nerd-comilão-super fofo"? *Insira aqui a carinha mais apaixonada que puderem imaginar*
Ele vai aparecer muito mais e a relação entre ele e Megan será ainda mais provada diante dos novos conflitos. Daniel é o principal apoio da garota e apesar de seus desafios serem extremamente íntimos ela sabe que pode contar com o melhor amigo em seu caminho. Ainda assim Megan percebe que terá que fazer escolhas e lidar com os problemas que surgem pelo caminho e talvez isso a leve a um lugar onde sua relação com Daniel não seja mais como é agora, talvez isso independa até mesmo do lado do espelho que escolha...

(Não preciso nem dizer que você já precisa começar a ler, não é?)

Por último, mas não menos importante, preciso avisar, a quem o escolherá por ser um Young Adult, que Reverso é um livro muito profundo, o conflito da história extrapola e muito as dúvidas sobre permanecer e pertencer a um lado ou outro do espelho. A jornada da protagonista é extremamente intimista, as emoções são palpáveis e a história conseguiu me arrancar lágrimas já desde a metade do livro. Além dos conflitos entre seu eu e seu reflexo Megan enfrenta outros desafios nessa continuação, entre eles alguns que a colocam diante de escolhas que nunca imaginaria ter que fazer. O fim da duologia não poderia ser diferente, as páginas são devoradas com tamanha agilidade que é possível que você não perceba o quão perigosamente perto está chegando das palavras finais, ainda assim, é igualmente provável que você só sinta o fim quando os seus lábios curvarem-se em um sorriso ao se deparar com uma certa cena, o que com certeza irá acontecer ao ler as últimas palavras.

Classificação:

Compre Reveso
Edição Física: Editora Draco | Livraria Cultura | Amazon 

O que acharam da resenha? Pretendem ler Reverso?
Comentem aqui, vamos conversar sobre espelhos!


Um Comentário

  1. Oi, Dri!
    Menina, eu sou louca alucinada de querer ler esses livros da Karen. Só vejo muitos elogios e eu aqui chupando dedo.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Halloween Literário

    ResponderExcluir

Ao final do comentário deixe o seu link, se tiver, teremos o maior prazer em retribuir a visita e o carinho ❤
P.S. Comentários genéricos não serão retribuídos.