Oi, gente."É biscoito ou bolacha?" 
AHAHAHAH [brincadeira]

Hoje, assim como toda segunda, vim trazer uma resenha muito amô pra vocês. Como não é segredo pra quem me conhece eu sou uma pessoa que volta e meia muda de humor - isso acontece, geralmente, em um intervalo de menos de uma hora #aloca AHAHAHAHA -. Volta e meia eu tenho uma crise - por motivo nenhum - e para esses momentos o santo remédio que me salva, além de uma quantidade considerável de chocolate e uma série nova na grade, são os vídeos da Jout Jout.
Vocês devem estar estranhado porque eu não costumo escrever horrores sobre os autores por aqui mas a Julia super merece. Pra quem não conhece ainda essa moça maravilhosa, ela é uma youtuber que, na minha opinião, revolucionou a arte de sentar em frente a uma câmera e falar algo. Em seu canal Jout Jout Prazer ela traz vídeos com temas tão simples e ao mesmo tempo tão necessários que chega a ser genial. Além desses temas mais levinhos ela ainda "destabuliza" tabus, AHAHAHA.
Só amor essa menina Julia!

Pensando nisso resolvi, em uma madrugada de quase insônia, começar a ler o livro dela: Todo Mundo Mal.
Como no Desafio Literário devemos ler um livro escrito por um ator/atriz famoso(a) mas eu, dificilmente, encontrarei um, e a Jout Jout dá uma de atriz de vez em quando acho que esse vale. Portanto esse livro contará como o item 10 do Desafio: Um livro escrito por um ator/atriz famoso(a).

Do alto de seus 25 anos, Julia Tolezano, mais conhecida como Jout Jout, já passou por todo tipo de crise. De achar que seus peitos eram pequenos demais a não saber que carreira seguir. Em Tá todo mundo mal, ela reuniu as suas “melhores” angústias em textos tão divertidos e inspirados quanto os vídeos de seu canal no YouTube, “Jout Jout, Prazer”.
Família, aparência, inseguranças, relacionamentos amorosos, trabalho, onde morar e o que fazer com os sushis que sobraram no prato são algumas das questões que ela levanta. Além de nos identificarmos, Jout Jout sabe como nos fazer sentir melhor, pois nada como ouvir sobre crises alheias para aliviar as nossas próprias!





Comecei e terminei o livro da Julia nessa mesma madrugada citada. Pensei que iria ler só algumas crises e dormir mas realmente não foi possível. A maneira como a Jout Jout escreve faz com que a gente enxergue ela falando como em um de seus vídeos, algumas crises, inclusive, já foram citadas em alguns deles mas a maioria é super inédita. De vez em quando foi necessário, durante a leitura, muita força de vontade em segurar o riso pra não acordar os vizinhos de madrugada, ela é realmente engraçada.

As histórias são super divertidas e a Julia consegue passar muito dela em cada crise, através do livro a gente consegue perceber um pouco de como ela foi criada em nos identificamos inúmeras vezes com os pensamentos que a Jout Jout adolescente tinha, por exemplo. As inseguranças, os micos e as desilusões amorosas são apenas alguns dos aspectos que com certeza, aproxima o leitor da autora e talvez eu seja muito suspeita pra falar mas acho que esse é um "livro de youtuber" que vale a pena ler. A linguagem que ela usa no livro é a mesma que ela usa nos vídeos, extremamente descontraída e em tom de conversa.

"As opções de começar um grande amor iam ficando escassas, até que um dia resolvi focar meus esforços de sedução no rapaz  mais esquisito da sala. Era o que  menos  esperava  um  flerte  e  o  que minha  amiga  menos  esperava  roubar. Perfeito.
Decidimos  namorar  enquanto  lavávamos  as  mãos  depois  da  aula  de pintura.  A   professora  nos  deixou  soz inhos  por  um  desliz e  e,  entre  olhares,  ambos avançamos para um beij inho. Foi uma graça. Mas  esse  namoro  também  durou  um  dia,  porque  as  partes  integrantes esqueceram  no  dia  seguinte  que  estavam  namorando.  Já  se  percebia  os  sinais  de uma nova geração ali. Essa foi, talvez , a última vez  em muito tempo em que me senti  segura  o  bastante  para  entrar  em  relacionamentos  de  cabeça  e  com tamanha  facilidade.  Daí  em  diante  foi  ladeira  abaixo.  Mas  a  crise  não  está  aí. Essa  história  só  está  aí  porque  eu  acho  ela  bonitinha  à  beça."


Um ponto que me incomodou, no entanto, foi a forma como os textos foram construídos, ou não arrumados, não sei. Passa um pouco a impressão de que foi publicado da forma como a autora escreveu. Não esperava uma linguagem toda formal e tal mas o fluxo de pensamentos na redação de vez em quando fez o texto ficar confuso quanto ao seu foco, um problema que seria resolvido com uma revisada leve. Mas se por um lado soou como deslize da edição em aparar algumas arestas por outro o tom atropelado de algumas ideias tornou-o ainda mais a cara da autora e não prejudicou tanto. 

Por ser bem curto e contar com crises de uma a três páginas mais ou menos a leitura é bastante fluida mas confesso que esperava um pouco mais do livro. Talvez tenha criado muita expectativa e achar que o livro fosse escrito de uma forma mais "encorpada" só ajudou no desapontamento. De qualquer forma ainda o indico,  principalmente a quem gosta dos vídeos da Jout Jout - você vai ter mais da Julia ali- e para quem não conhece mas quer dar umas risadas ele também é uma boa pedida. Aah, o livro também é um bom cura ressaca, quase consegui me recuperar da leitura de Uma Vida Pequena, afinal, tá todo mundo mal mesmo.

Classificação:

Onde encontrar: Companhia das Letras | Saraiva | Cultura | Amazon 

Adicione à sua Estante: Skoob


4 Comentários

  1. Eu que bem sei da sua mudança de humor! Se a gente acreditasse em assuntos de signos, diria que é pelo motivo de você ser de GÊMEOS! HAHAHA!

    Me pareceu ser um livro muito divertido, igual a Jout Jout!

    ResponderExcluir
  2. Jout Jout merecia esses elogios todos, quanto ao livro, só de ler sua resenha acho que eu mesma esperava mais kkkk, achei que o foco seria outro, nem li outras resenhas de tão convicta que estava. Mas enfim, adorei que vc tenha falado um pouquinho da queen dos youtubers kkk
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Babi! Decepcionou um pouco mas é uma leitura bem gostosinha :)

      Excluir

Ao final do comentário deixe o seu link, se tiver, teremos o maior prazer em retribuir a visita e o carinho ❤
P.S. Comentários genéricos não serão retribuídos.