Oi, gente! Tudo bem?
Hoje a resenha é do maravilhoso livro Anatomias do Hugh Aldersey-Williams, que nos foi cedido pela parceria com o Catálogo Literário - Grupo Editorial Record.

Fatos surpreendentes, histórias extraordinárias e informações espantosas através de uma jornada reveladora pelos segredos do corpo humano.O corpo humano é com frequência descrito como uma maravilha da natureza, mas, sem dúvida, é a maravilha da natureza que menos nos detemos para admirar. Quando tudo está bem, a maioria de nós não dá a menor atenção a essa coleção extraordinariamente complexa de carne, ossos e fluidos. Em Anatomias, o best-seller Hugh Aldersey-Williams revela, como o corpo humano funciona, qual deveria ser sua aparência, como conviver com ele, o que ele significa. Mesclando história, ciência, arte, literatura e questões do cotidiano, Anatomias investiga essa que é a mais maravilhosa e misteriosa das criações.



O jornalista e autor britânico Aldersey-Williams, conhecido por outros livros de pesquisas, fez questão de mostrar na introdução que já foi tão leigo quanto a maioria de nós em matéria de corpo humano. Ele diz que não teve em sua infância uma boa base de biologia, o que fez com que ele tivesse muitas dúvidas e por muitas vezes questionasse a "mecânica" do próprio corpo.

"Uma consequência dessa omissão na educação e de minha preguiça intelectual é que não tenho uma resposta para o problema do banheiro às três da manhã. Não faço ideia de como minha bexiga funciona, nem da razão pela qual ela agora parece funcionar de um jeito diferente daquele de quando eu era mais novo. E é provável que você também não saiba nada a respeito."


É então, em busca do auto-conhecimento, que Hugh resolve participar de aulas de dissecação. O que ele vê é descrito no livro, que é organizado em três grandes partes: O TODO, AS PARTES e O FUTURO. No meio dele tem um encarte com figuras que o autor usa como referências ao longo de suas explicações. Anatomias é tão envolvente e interessante que muitas vezes não pude evitar de ler em voz alta, e compartilhar com as pessoas experiência como tentar apontar com o dedo médio igual como apontamos como o indicador. Viram como é difícil?

Aldersey-Williams nos presenteia com uma narrativa muito divertida, de linguagem simples e cumpre o que promete na capa: Uma história cultural do corpo humano. A capa, a propósito, é um atrativo à parte. Além da intrigante figura de um corpo humano aberto (em um homem que aparenta estar vivo), o material é de uma textura tão macia e gostosa, que comparei à de uma pele humana, e me peguei várias vezes alisando o livro contra meu rosto! Hahaha

Com tantas informações relevantes e curiosidades sobre o nosso templo, Anatomias deveria ser obrigatório para os profissionais de todas as áreas, por conseguir ser tão abrangente e específico ao mesmo tempo. Com certeza, já é um dos meus favoritos!

Classificação:

Adicione à sua estante: Skoob

Acompanhe o Grupo Editorial Record nas redes: 


8 Comentários

  1. Olá Lara!
    Achei muito interessante toda a ideia do livro, mas se tivesse outra temática acho q curtiria mais. Tipo de plantas... O corpo humano me assusta um pouco kkkkkk
    Bjos
    https://kelenvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kelen!
      Que interessante sua ideia. Acho que gostaria de ler um sobre planta também!
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi, Lara, tudo bem?

    Quando eu fazia Técnico corpo em Fármacos eu tive aula de Anatomia. O corpo humano é sensacional, né? Eu adorava as aulas, era uma delicia estudar essa matéria. Infelizmente nunca dissequei nada, foi tudo teórico! Sim, infelizmente, sou mórbida! hahahaha

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Tamires, tudo bem e com você?
      Eu acho que por ser fã de Dexter, também sou um pouco mórbida! Hahaha!
      Só não sei se aguentaria presenciar uma!
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi, Lara!
    Que leitura diferente. Não sei se leria, mas achei interessante a forma como um tema bem técnico foi abordado de forma acessível e, parece, divertida.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  4. Ooi! Nossa, achei interessante a proposta do livro, mesmo que não seja algo que eu leria normalmente.
    Beijos
    Estilhaçando Livros
    Tem sorteio no Cantar em Verso valendo box dos Jogos Vorazes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu acho que ele é perfeito justamente para atrair pessoas que normalmente não se interessariam mesmo!
      Beijos

      Excluir

Ao final do comentário deixe o seu link, se tiver, teremos o maior prazer em retribuir a visita e o carinho ❤
P.S. Comentários genéricos não serão retribuídos.