Oi gente, tudo bem?


Algum tempo atrás eu vim aqui trazer as primeiras impressões (aqui) do livro Porcelana, da autora Géssica Marques e, apesar de adiantada na leitura, só pude trazer o que havia lido até o capítulo dois, não foi?
Bom, os dedos estavam conçando e ainda estão para contar a vocês o que os aguardam nessas duzentas e tantas páginas e hoje eu estou aqui para isso.
O livro representará o item 9 do Desafio Literário - Um livro escrito por uma mulher.
Antes de começar, no entanto, devo dizer que foi uma honra inenarrável ser uma das primeiras leitoras - e ser a primeira blogueira ❤ - a ler, e gostaria de agradecer, imensamente, à Gé pela confiança. 


Centralia é uma cidadezinha sombria, onde os cidadãos são muito supersticiosos. Eles acreditam que o mal habita a floresta que os cerca, e de fato eles não estão errados. Está chegando o famoso evento na cidade, o Rubrum Luna, também conhecido como a Lua de Sangue. É comemorada uma semana de festa, sendo que no último dia é quando acontece o eclipse. Nessa época qualquer feitiço tem mais de sucesso. Violet Demons está ansiosa para o festival, mas mal sabe ela que algo terrível está para acontecer. Ela irá descobrir mais sobre si mesma, e sobre todos os que acercam. E o mais importante, descobrir quem quer tomar a sua vida.




Enquanto escrevo essa resenha posso ver, através da janela, a chuva caindo, são exatamente duas e trinta e seis da manhã, ouço vozes passando pela rua e alguém ri enquanto caminha de volta pra casa. Eu só consigo pensar uma coisa: a Violet adoraria estar aqui.

O lugar: Centralia, anos de 1700, 1790 e 1881 (não exatamente nessa ordem). O narrador observador começa nos familiarizando com um ritual bastante bizarro: uma espécie de "fabricação" (?) de bonecas (e mais tarde sabemos, bonecos também) de porcelana através da mordida de um vampiro. A protagonista, poderosa e sexy, Violet Demons assombra protege controla secretamente a cidade ao lado de sua fiel serva Sona e se prepara para o famoso festival Rubrum Luna. Entre seus planos para as noites que antecedem o festival está convidar Pietro, um famoso lorde da corte dos vampiros, com o objetivo de convencê-lo a ajudá-la a entrar para a corte. Violet não joga, exatamente, "limpo" e seduz Pietro com o objetivo de conquistá-lo através de armas mais eficazes (há partes extremamente quentes) mas o mistério da trama só começa mesmo quando Pietro é morto dentro da mansão de Violet.

* Curiosidade: vocês sabiam que Centralia é chamada de "cidade fantasma" (aquela mesma em que se passa o filme Terror em Silent Hill) e colocando seu nome no Google aparecem imagens bizarras de crateras, ossos e cemitério? AHAHAHAHA *


Tudo parece apontar para a vampira e é inegável que a Géssica consegue nos surpreender em cada ponto (confesso que voltei algumas vezes para ver se não havia deixado passar nenhum detalhe, por mais insignificante que fosse). Por ser uma história contada por um narrador onisciente, que "vai e volta" no tempo para ir nos mostrando mais sobre os personagens, não conseguimos identificar, imediatamente, qual a ligação de Violet com a morte de Pietro. No entanto, quando Aaron, o famoso rei que também faz parte da corte, é informado sobre a morte do irmão ordena, imediatamente, que Violet seja capturada e trazida para o seu reino.

De início não entendemos a surpresa de Aaron ao ouvir o nome de Violet, tampouco compreendemos a facilidade com que a vampira se deixa capturar mas com o avançar dos capítulos e os constantes "flashbacks" conhecemos a verdadeira ligação que há entre Aaron e Violet.
Ao receber a provável assassina do seu irmão em seu reino Aaron se mostra um pouco mais vulnerável do que o esperado e aos poucos se rende aos encantos de Demons. Seu nobre título de nada vale diante da sensualidade da vampira que o enlouquece (pausa para advertir: as cenas entre eles são as mais hot's do livro. Gente, sério: eu li parando enquanto corava, AHAHAHAHA).

"Ele olhava profundamente no olhos azuis sem vida, sabendo que ali dentro ainda poderia encontrar algum sentimento, mesmo que este não fosse agradá-lo."


Aaron é confiante e governa sozinho seu reino, através da descrição feita percebemos que se trata de um vampiro extremamente atraente - fofo também, vai! - e determinado. Senti falta dele aparecendo um pouco mais, talvez não tanto por ele aparecer pouco mas por eu querer mais do romance dos dois e porque depois descobrimos o quanto suas características são singulares.

"Rapidamente Aaron já estava atrás de Violet. Passou suas mãos na cintura dela e puxou seu corpo para o dele. Apertando-o, mas temendo que fosse quebrar como uma porcelana. Tão frágil, mas também tão forte. Um sorriso se formou no canto de seus lábios."


Voltando à Violet: por não ter sido capturada junto com Sona, ela é ajudada pela serva enquanto tenta entender o que aconteceu exatamente no dia da morte de Pietro sem ignorar a proximidade do Rubrum Luna e a crescente sensação, em seu peito, de que há alguém tramando contra ela. Sua vontade de saber o que está acontecendo é a única coisa que realmente a prende ao cativeiro e sua permanência ali acaba abalando sua "autoproteção" e fazendo-a se lembrar de acontecimentos do passado.

"Ela soltou um pequeno riso, era engraçado ver como eles gostavam tanto de se prevenir. Com um suspiro entediado ela se deitou novamente, ficaria ali até que alguém aparecesse, o que provavelmente não demoraria a acontecer."


Mais uma vez a Géssica conduz brilhantemente a história, o já citado "vai e vem" da narrativa vai revelando os acontecimentos e houve momentos em que desconfiei até da Sona! Pobre Sona...
Não poderia continuar a resenha sem falar também dela, que creiam, me conquistou mais do que Violet... Ela é extremamente amiga, discreta e capaz de tudo para defender a amiga. Sua fidelidade, percebemos, não é por conta de qualquer jura mas de uma sólida relação de amizade.
No livro há ainda outro personagem bastante peculiar: Dorian Gray. Sim! Esse mesmo que vocês estão pensando, o irresistível e belíssimo ex-(?)personagem de Oscar Wilde. Confesso que não pude proveitar muito essa referência já que ainda não li o romance mas é por conta dessa menção que o livro está em minha meta de leitura da Maratona Literária de Carnaval (confira aqui). Obrigada, Géssica! Precisava mesmo desse empurrãozão, AHAHAHAH.

Pra concluir essa resenha gigantesca (só por ter amado o livro), o livro traz ainda uma batalha épica e referências à um grande ícone da cultura vampiresca (bjs, Drácula!). Além dos bebedores de sangue somos apresentados à seres como lobos e metamorfos e nos vemos, assim como toda a cidade de Centralia perdidos em meio a tantas demonstrações de poder que fogem à limitada compreensão humana. O final, no entanto, é bem amarrado e, praticamente, nos garante a não continuação do livro visto que os conflitos se encerram, mas até onde fiquei sabendo a Géssica planeja mais para esses personagens do que as páginas desse primeiro livro pôde dar. 

Classificação:

P.S. Tive que criar um classificação para os livros Hot's daqui do blog, AHAHAHA.

Onde encontrar a autora: Fanpage | Blog | Twitter | Instagram

Onde encontrar o livro: Em breve na Amazon

Para Apoiar: aqui

Já conheciam a Géssica? Deixem aqui nos comentários o que vocês acharam da resenha, vou adorar conversar sobre o livro!


28 Comentários

  1. Ai meu deus!
    Que lindooo! Estava aqui com o meu coração apertado querendo saber logo o que estaria na sua resenha e me derreti aqui. Um amor! *o*
    Que emoção!
    Fico muuuuito feliz em saber que tenha gostado!

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, sua resenha ficou incrível!!! Tive a honra de ser uma das primeiras a ler o livro da minha amiga Géssica e amei!

    ResponderExcluir
  3. Oi Dri, confesso que fiquei perdidinha kkkkk
    Será que tô meio desligada hoje?
    Mas o que eu pude aproveitar da resenha me cativou, sou meio suspeita pq adoro vampiros e não exito em entrar de cabeça nesses mundos meio dark. A-D-O-R-E-I a curiosidade sobre a cidade, indo agora mesmo pesquisar!!!!
    Agora, vampiros já são sexy por natureza né, imagino essas senas hots e Meu Deus, será que é tudo isso que eu estou pensando?!
    Por que será que sempre que venho aqui tem um livro novo indo para lista? Quer me deixar mais pobre do que eu sou!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAHAH, deve ser pq você viu a classificação, não?
      Que bom que os posts rendem boas indicações, os seus também me deixam assim :D

      Um beijo!

      Excluir
  4. Oi, Adriana!
    Gente, eu estou muito ansiosa para ler esse livro. Fiquei tão feliz quando vi que a Gessica já havia enviado. Com certeza, vou devorar de uma vez.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!
      É bem legal sim, acho que você vai gostar :)

      Um beijo!

      Excluir
  5. Olá!Tudo bem? Espero que sim.
    Amei a resenha,muito bem escrita.
    O livro parece ser bem interessante, principalmente essa aura de suspense que pude percebe através de sua resenha.
    Um grande abraço e até a próxima.
    >>Dhessy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dhessy! Tudo bem, e com você?
      Fico feliz que tenha gostado da resenha, o livro é carregado de mistério!

      Um beijo!

      Excluir
  6. Oi Adriana,
    Nossa adorei a capa!
    Eu ia é ficar com medo se eu estivesse resenhando essa hora e alguém falasse pela rua HAHAHA

    Fiquei bem curiosa por envolver vampiros e o suspense.
    E gostei bastante das referências.
    Amei mesmo a resenha e espero ler em breve.

    Sucesso para a autora.

    tenha uma ótima terça =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHAHAHAHAHAH, tremenda coincidência mas não teria mesmo jeito, moro numa cidade que também se prepara para um grande festival, só que esse não tão sombrio. Aqui é Salvador, cidade do carnaval, se alguém não passasse conversando no meio da noite é que seria estranho. Nessas horas eu gostaria muito de Violet, MUHAHAHA.
      Além dos vampiros o livro traz outras criaturas mas como é mais para o final não quis estragar o mistério :D
      As referências são ótimas, já ganhei uma indicação de leitura e o amor pela cidade trevosa de Centralia <3

      Ótima semana, um beijo!

      Excluir
  7. Adorei suas primeiras impressões, principalmente por ter colocado a localização de Centralia!! Já tinha feito o post também, mas seu ponto de vista foi muito interessante, ótimo post!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Adriana, tudo bem?
    Interessante o enredo do livro, e o conjunto de referências que ele carrega sobre a temática e gênero devem atrair, com certeza, aos fãs de um bom sobrenatural e suspense, o que, porém, não é o meu caso, rs. Mas parabéns pela resenha, e sucesso para a autora e a obra! *---*
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sâmy. Tudo sim, e com você?
      Realmente é um livro para quem curte o gênero pois a trama gira em torno disso mesmo mas a autora traz alguns outros elementos também :)
      Obrigada!

      Um beijo!

      Excluir
  9. Oi Adriana.

    Que capa linda! Fique muito curiosa após ler sua opinião. Vou adicionar na minha lista de desejados e tentar uma oportunidade para ler ele logo.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kênia!

      É lindo, não é? <3
      Leia sim, acredito que vá gostar!

      Um beijo!

      Excluir
  10. É realmente um livro encantador e muito envolvente! Fiquei feliz de saber que terá para compra na Amazon, pois fiquei muito interessada em conhecer mais sobre Porcelana, pois pelo que deu para perceber é uma leitura ótima!

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, eu demorei mais pra ler por causa da revisão e por estar lendo outras coisas mas é um livro bem envolvente mesmo, a história é bastante original e cativa o leitor.
      Logo estará à venda :)

      Um beijo!

      Excluir
  11. OIii!

    UOU que resenha maravilhosaaa! Eu não li essa obra e na verdadeé a primeira resenha que leio sobre ela e eu gostei! Me senti na obra ao ler a forma como você detalhou na resenha, as imagens ilustrando também ajudou bastante!
    Eu confesso que não sou a maior fã do genero, mas depois de ver sua resenha toda positiva eu até cogito a possibilidade de ler.
    É sempre bom sair da zona de conforto né?

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Paula!
      É porque é a primeira resenha mesmo, AHAHAHAHAHAHA.
      Fico feliz que tenha gostado.
      É ótimo quando nos aventuramos em outros gêneros e gostamos, daí a importância de experimentar :D
      Se tiver a oportunidade sugiro que leia.

      Um beijo!

      Excluir
  12. Adorei a resenha. Adorei a capa. Adorei a premissa. Adorei a descrição dos personagens. Adorei o jeito que você começou a resenha que ficou meio sombrio UAHSUAS to adorando tudo kkk Sério, fiquei muito interessada. Até hoje gosto muito de livros com vampiros e a autora parece que acertou em tudo. Gostaria muito de ler.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, obrigada!
      Em breve estará na Amazon, quando estiver eu aviso :)

      Um beijo!

      Excluir
  13. Oi! Adorei! Quero muito ler, PRA ONTEM! Que delícia ler a sua resenha, fiquei super interessada. Amei o enredo, amei a sua empolgação. Como faço para comprar o livro?

    www.eicarolleia.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      Obrigada! Que bom que consegui passar minha empolgação, ahahahah.
      Ele estará disponível na Amazon muito em breve, quando estiver pode ter certeza que aviso :D

      Um beijo!

      Excluir
  14. Amei a sua resenha kkkkk apresentou bem o livro!!
    Desculpe, mas não lerei kkkk
    Por mais que eu ame fantasia eu não sou de ler livros Hot (pornô pra mim) não gosto deste tipos de romances.
    Mas gostei bastante da parte de fantasia!!!


    Nathália Bastos// Biblioteca Lecture

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nathália!
      Se não curte algumas cenas quentes em livros não indico muito, porque as situações são realmente detalhadas, ahahahhaha.
      A parte fantástica do livro também é minha preferida <3

      Um beijo!

      Excluir

Ao final do comentário deixe o seu link, se tiver, teremos o maior prazer em retribuir a visita e o carinho ❤
P.S. Comentários genéricos não serão retribuídos.