Oi, gente. Tudo bem?

Hoje a conversa é sobre o lindíssimo livro Vamos Juntas? da Babi Souza. Um exemplar amorzinho que recebemos de mimo da nossa parceira Catálogo Literário - Grupo Editorial Record.

Toda mulher já se sentiu insegura na hora de sair sozinha na rua. O risco de ser abordada, perseguida ou assediada é uma realidade. Mas, um dia, uma moça chamada Babi Souza teve uma ideia simples e revolucionária: da próxima vez em que você estiver sozinha, olhe para os lados. Pode ter outra mulher andando na mesma direção. Por que não vão juntas?
Logo, o movimento Vamos Juntas? conquistou moças em todo o Brasil, se tornando um símbolo de união feminina e feminismo, na defesa por direitos iguais entre homens e mulheres. Aos poucos, muitas mulheres mudaram sua forma de enxergar o dia a dia e a moça ao lado.
Além de dados sobre o feminismo, que mostram como ainda há tanto a ser conquistado, este guia traz relatos de mulheres que aprenderam, junto ao Vamos Juntas?, a enxergar companheiras umas nas outras. A se unir, ao invés de rivalizar.

Pra começar devo dizer que a publicidade a respeito desse livro já havia conquistado o meu coração logo no início. Acontece que eu acompanho a fanpage do Vamos Juntas? desde o comecinho (tá certo que eu só fiquei sabendo que aquele era o comecinho depois de ler o livro) e o movimento é aquele tipo de projeto que nos aquece por dentro assim que vemos.

"O conceito da página e do movimento foi construído aos pouquinhos. Diferente do que muita gente pensa, não houve um planejamento concreto para o Vamos Juntas?."


O projeto nasceu no coração da Babi em outubro de 2015, após muito tempo passando por situações que despertam, em toda e qualquer mulher, a sensação de extrema insegurança: andar sozinha nas ruas, seja de dia ou de noite. Constantemente a autora, assim como várias de nós (senão todas), se via obrigada a enfrentar um trajeto que poderia ser tranquilo mas que apresentava-se desafiador pelo simples fato de se tratar de uma mulher a desbravá-lo e apenas por nosso sexo estarmos, infelizmente, muito mais sujeitas a qualquer tipo de violência ao andar nas ruas. O insight aconteceu quando a Babi percebeu que andar apressadamente pelas ruas, segurando a respiração e praticamente correndo ainda quando o destino fosse comum ao da moça ao lado, era um comportamento comum entre as mulheres; mas então, se o destino era comum por que motivo todas não iam juntas?

"Desde o começo da página, já dava para sentir que aquela sugestão de que mulheres andassem juntas nas ruas e olhassem para a companheira ao lado de forma carinhosa mexia demais com as meninas que entravam em contato com o movimento. Elas estava extasiadas com a ideia e precisavam compartilhar com as amigas. Era como se, dessa forma, estivessem construindo uma rede que as deixaria mais seguras num futuro próximo."


Os relatos que vão aparecendo ao longo do livro, os quais vocês podem ler lá na fanpage, são de emocionar qualquer uma e prontamente nos identificamos com a voz que soa ali, seja da vítima ou da "auxiliadora". Vozes que soam muitas vezes ainda tímidas e vindas de garotas extremamente jovens mas que já entendem a importância do movimento.


No livro Vamos Juntas? a Babi fala sobre o crescimento estrondoso do seu projeto nas redes e dá uma super aula sobre o verdadeiro motivo da construção da rivalidade entre as mulheres. Com dicas para demonstrar SORORIDADE ❤ através de pequenos gestos que transformam e ainda nos enchem de esperança a autora nos mostra que é possível sim construir um mundo melhor para a nossa e para as próximas gerações.



Sobre a diagramação do livro: perfeita!  
Ele traz ilustrações, tabelas e gráficos que ajudam a perceber melhor os dados, além de fontes muito fofas ( e ilustrações anexas que podem ser recortadas e espalhadas por aí, muito amor!! 
Super recomendo o livro para TODAS as mulheres e para os homens também (não é preciso sofrer o que sofremos pra se sensibilizar e nos estender a mão, a mudança começa em nós!)



Classificação: 

Conheça o movimento: Site | Fanpage | Twitter 

Onde comprar o livro: Loja Vamos Juntas? | Editora Record | Saraiva | Cultura Amazon 


Já conheciam o livro? O que acham da ideia? Vamos falar sobre as possibilidades de irmos juntas 


10 Comentários

  1. Oiiii Dri, quanto tempo hein?!
    Então, tô aqui pulando de felicidade, eu acompanho a página do Vamos Juntas? no facebook e leio quantos relatos eu puder por dia. Alguns me fazem chorar, juro, eu choro muito lendo alguns.Quando soube do livro fiquei louca para ter, assim como a camiseta tb, infelizmente não deu pra comprar, mas ainda to na espera.
    O movimento é lindo e não poderia exprimir melhor o que passamos e sentimos, todos os dias eu enfrento trajetos sozinha, de dia e de noite, e nunca ando despreocupada, sempre com medo, ainda não achei alguém pra ir junto, mas não perco as esperanças, ainda vou achar uma irmã sozinha na rua pra irmos juntas. Apesar disso me tornei menos competitiva e sempre fico me policiando para não julgar ninguém. São as mudanças maravilhosas que nos acontecem.
    Beijão viu? Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Babi! Saudades de você por aqui! <3
      Aaah, são relatos lindos mesmo... Assim que puder compra sim, é maravilhoso, em todos os sentidos. Eu lia no caminho pra casa e ia me arrepiando a cada página, muito amor <3
      Você vai encontrar sim, felizmente já tenho visto muito mais sororidade ao andar pelas ruas, espero que tenhamos ainda mais!
      Tenho exercitado bastante andar pelas ruas de olho no que a outra moça está passando também.

      Um beijo <3

      Excluir
  2. Oi, Dri!
    Eu acho divino esse movimento. Eu adoro essa página no facebook também.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
  3. Estou aguradando meu livro chegar *-* to doidinha para ler! Acompanho o projeto faz muito tempo e só consegui meu livro agora kkk Anciosa para ler, amei a resenha!

    http://nuvemdenovembro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isabela! :)
      Você com certeza vai amar, é muito bem escrito e é cheio de amor, só tenho elogios!

      Obrigada! :)

      Excluir
  4. Oi Dri,
    A divulgação do livro também ganhou meu coração. Acho o projeto super válido, ainda não sei se leria o livro em si, mas apoio a causa.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alê!
      É um amor o livro, e a leitura é super rápida :)

      Excluir
  5. Oi, Dri! Eu amei esse livro. Quando a Record enviou esse presente para nós, me prontifiquei rapidamente para lê-lo. Achei a ideia simplesmente fantástica. como saio tarde do trabalho, fico receosa por conta do trajeto (pedi um spray de pimenta pro meu pai, e a gente conseguiu achar a versão civil do negócio; ele faz eu me sentir um pouquinho mais protegida). Sororidade é um conceito tão importante para a sociedade e grande parte da população feminina não faz ideia de que ele exista. Esse livro é uma iniciativa linda!

    Sabe os cartes com mensagens fofas ao final? Eu tenho uma amiga que trabalha no mesmo local que eu e fazemos o trajeto de volta pra casa todo dia juntas. Nos tornamos amigas assim. Um ótimo exemplo da iniciativa Vamos Juntas?

    Beijos, Iza
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Iza!

      Esse livro é um amorzinho! <3
      É triste que a gente precise andar com esse tipo de artefato, apesar de eu não carregar nada do tipo entendo muito quem o faz.
      Realmente é um conceito muito importante, desde que li esse livro tenho noção do quanto é necessário uma desconstrução diária se tratando, principalmente, da rivalidade feminina.

      Que história linda! <3
      Sororidade <3

      Um beijo!

      Excluir

Ao final do comentário deixe o seu link, se tiver, teremos o maior prazer em retribuir a visita e o carinho ❤
P.S. Comentários genéricos não serão retribuídos.